FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES


Instalação

O Programa Consumer é distribuído por meio de download através de nosso site oficial, não enviamos por correio ou qualquer outra mídia.

Para instalar o Consumer, basta fazer o download aqui e executar o arquivo de instalação na sequência. No primeiro acesso ao sistema será necessário criar o usuário administrador, com acesso total e liberado a todos os módulos.

Você pode utilizar a versão grátispelo período que desejar, ou então fazer um cadastro mais completo conosco no software e testar a versão PREMIUM por 15 dias com todas as funcionalidades, além disso você pode a qualquer momento adquirir a licença da versão PREMIUM por 3 meses de uso, 6 meses, 12 meses e 24 meses.

Não, o Consumer roda instalado no seu computador e sem a necessidade de internet, permitindo que você tenha um sistema rápido, prático e seguro para uso diário. Somos diferentes de sistemas que rodam dentro de navegadores e precisam de internet para funcionar, não utilizando todos os recursos do sistema operacional.

Você precisará de internet se desejar utilizar os seguintes módulos: Integração com o Google Maps, para mapas e rotas no delivery, pesquisar endereços informando o cep do cliente pois a consulta é feita na base online dos correios, ou se adquirir o módulo fiscal NFCe/SAT, para transmissão dos cupons fiscais, que nesse modelo ocorre de forma online. Para as demais funcionalidades do Consumer, você não precisa de internet para utilização do sistema.

Os pré-requisitos para acessar o Consumer de outros locais são: os computadores estarem conectados a internet e ter uma licença do Consumer Rede Premium.

Esse artigo visa dar mais detalhes de como acessar o Consumer pela Internet de locais diferentes.

Por exemplo, você tem o Consumer Rede instalado em seu estabelecimento, e uma versão rede cliente no seu notebook, deseja então quando estiver em casa ou outro local se conectar ao computador do estabelecimento.

Para utilizar o Consumer pela Internet, existe dois cenários possíveis, vamos analisar cada um deles.

Cenário Mais Simples: A máquina servidor está conectada diretamente no modem do provedor de internet e possui IP de Internet (válido): neste caso, basta apenas informar o IP do servidor na máquina cliente durante a configuração.

Cenário Mais Complicado (maioria dos casos): A máquina servidor está conectada a um roteador (via cabo ou wireless) e possui um IP inválido de sub-rede (por exemplo, 192.168.1.x): nesse caso, você deverá acessar as configurações do roteador, e dentro dele criar uma rota normalmente chamada de "encaminhamento de porta", onde basicamente você vai indicar que se o roteador receber uma requisição para a porta 3050, que é a porta que o Firebird se comunica, essa requisição deverá ser encaminhada para uma máquina na sub-rede.

Vamos dar um exemplo:

Suponhamos que o IP da máquina servidor seja 192.168.1.5 (esse é um IP de sub-rede). No roteador, você deverá criar o seguinte encaminhamento de porta: encaminhar as requisições que chegam na porta 3050 para o IP 192.168.1.5, que é o IP do servidor. Mas, no computador remoto (cliente), ao informar o IP do servidor, informe o de internet do roteador em que o servidor está conectado, que será um IP válido, como por exemplo 179.136.211.85.

IMPORTANTE - PRÉ-REQUISITOS

O roteador ou servidor precisa ter IP de internet fixo, caso contrário, os clientes perderão a conexão remota se o IP for alterado, como por exemplo, se o roteador for reiniciado.
Se o servidor estiver na sub-rede (com IP inválido), então deverá ser configurado para que seu IP não seja alterado dinamicamente (ou seja, não pode receber IP via DHCP).
A porta 3050 deve estar liberada no firewall.
Se a conexão remota não for bem sucedida, poderá ocorrer travamentos e maior demora no tempo de resposta.
Evidentemente o módulo de impressão em rede não funcionará remotamente, porque, a impressora está configurada para funcionar na rede local e não pela internet.

É recomendado contratar um técnico de informática local para lhe auxiliar no processo, devido as variáveis da sua rede, que não conseguimos analisar remotamente.

Para usar o Consumer você precisa do sistema operacional Windows 7 ou qualquer versão superior, o Consumer não funciona em Mac ou Linux.

Veja aqui uma sugestão de configuração: Processador Intel® i3, processador de 2 GHz ou mais rápido, Microsoft Windows 7 com Service Pack 1, Windows 8, Windows 8.1 ou Windows 10 (recomenda-se Windows 10), 4 GB de RAM (recomenda-se 8 GB) e 120 MB de espaço disponível em disco para instalação.

Entretanto, caso já tenha um computador, você pode instalar a versão grátis e verificar o desempenho em seu computador.

Fique tranquilo o Programa Consumer é um software nacional desenvolvido pela RAL Tecnologia, uma empresa com 5 anos de mercado, utilizado por milhares de estabelecimentos no Brasil, temos também o Certificado de Software Comodo que garante a procedência de nosso software junto a uma empresa certificadora.

Você pode também acompanhar os depoimentos de clientes que já utilizam o software, nos links abaixo:
- http://www.programaconsumer.com.br/depoimentos
- http://www.facebook.com/ProgramaConsumer

Caso ocorra algum bloqueio em seu anti-vírus, verifique nas configurações do mesmo para desabilitar ou permitir a execução sem interrupções.

Você pode a qualquer momento realizar a desinstalação do Programa Consumer, pelo painel de controle do windows em Adicionar e ou Remover Programas.

Vale lembrar que o arquivo do banco de dados não é removido por padrão, por motivos de segurança, entretanto ele pode ser excluído manualmente a qualquer momento pelo usuário, pelo diretório: C:\Users\Usuário do computador\AppData\Local\RAL Tecnologia\CreateInstall